0

Menina de 11 anos perde a vida após usar pasta dental e caso serve de alerta para os pais

Menina de 11 anos morre por reação alérgica à pasta de dente. Saiba mais sobre as causas e os sintomas da alergia alimentar

Denise Saldate, de 11 anos de idade, morreu em West Covina, no estado da Califórnia, Estados Unidos, após ter uma reação alérgica à pasta de dente que uma dentista receitou para tirar as manchas dos dentes da menina.  Isso porque a garotinha tinha alergia a leite e o creme dental possuía as substâncias do alimento em sua composição. Ela escovava os dentes quando começou a chorar dizendo que estava com dificuldade de respirar.

“Ela disse que achava que estava tendo uma reação à pasta. Os lábios dela já estavam azuis”, disse a mãe, Monique Altamirano, ao portal norte-americano “Living Allergic”.  A família sabia que Denise era alérgica desde quando ela tinha 1 ano de vida. Contudo, nem passou pela cabeça de sua mãe conferir o rótulo da pasta, visto que seria improvável conter leite em tal produto higiênico.

“Eu nem olhei a embalagem. Ela estava muito empolgada com a nova pasta de dente. Ao contrário do que estão me falando, eu sinto que falhei com ela”, completou ela.  Os paramédicos levaram a criança ao hospital, mas ela não resistiu.

ALERTA!  A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que acontece após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo em pequenas quantidades, algumas comidas ou substâncias podem causar sinais e sintomas que variam de intensidade, podendo ser graves ou apresentar riscos de vida.  A alergia alimentar é confundida muitas vezes com intolerância alimentar, que é uma reação mais comum, mas menos grave e que não envolve o sistema imunológico. O Minha Vida publicou um artigo interessante para explicar mais sobre a alergia alimentar e resolvemos replicar por aqui: Saiba mais sobre as causas e os sintomas da alergia alimentar

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que acontece após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo em pequenas quantidades, algumas comidas podem causar sinais e sintomas que variam de intensidade, podendo ser graves ou apresentar riscos de vida.  A alergia alimentar é confundida muitas vezes com intolerância alimentar, que é uma reação mais comum, mas menos grave e que não envolve o sistema imunológico. O Minha Vida publicou um artigo interessante para explicar mais sobre a alergia alimentar e resolvemos replicar por aqui.  A alergia alimentar afeta de 6 a 8% das crianças com menos de três anos de idade e até 3% dos adultos. Mesmo que não exista cura, algumas crianças superam a reação à medida que envelhecem.

Confira um trecho:  Causas – A função de nosso sistema imunológico é defender o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Em algumas pessoas, a resposta imunológica é desencadeada por uma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento específico. Quando isso acontece, ocorre uma reação indesejável no corpo que chamamos de alergia alimentar.  A causa das alergias alimentares está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico.  Embora muitas pessoas apresentem intolerância a alimentos, as alergias alimentares são bem menos comuns. Em uma alergia alimentar real, o sistema imunológico produz anticorpos e histamina em resposta a um alimento específico. Isso não acontece com pessoas intolerantes, por exemplo, que despertam sintomas em decorrência da ingestão de determinado alimento, mas não correm risco de vida por causa disso.

Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas alguns são os principais vilões. Nas crianças, as alergias alimentares mais comuns são:  • Ovo • Leite • Amendoim  • Frutos do mar (camarão, caranguejo, lagosta) • Soja  • Frutas secas  • Glúten (doença celíaca). A alergia alimentar geralmente começa na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Muitas crianças se livram das alergias conforme envelhecem, mas algumas alergias podem durar a vida toda.  Em crianças mais velhas e adultos, as alergias alimentares mais comuns são:  • Peixe
• Amendoim  • Frutos do mar • Frutas secas. Muitas pessoas acreditam ter alergia alimentar, mas, na realidade, menos de 1% deles possui alergias reais. A maioria dos sintomas é causado por intolerância a alimentos.

Fonte: catracalivre

Natalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *