0

Morte de Paloma Duarte, dor de cotovelo de Bonner e outras notícias falsas que bombaram recentemente…

A Internet parece uma terra sem lei quando se trata de notícias que não representam a verdade. Todo dia a famosa “fake news” faz o seu pequeno sucesso. Mas, algumas delas conseguem se destacar, muito mais até que todas aquelas que levam a verdade para o público.

É sempre necessário lembrar: devemos pesquisar e não acreditar quando o formato da matéria é muito sensacionalista ou absurdo demais. Mas, os profissionais desse tipo de mentira procuram técnicas cada vez mais elaboradas para vender suas falsas verdades como verdades puras.

No começo de novembro, por exemplo, 4 notícias acabaram sendo consideradas como verdade por milhares de usuários. Estes se engajaram, opinaram e ainda teceram opinião acerca das mentiras.

Vejamos as 4 “fake news” que enganaram muita gente:

1. O Paisagem que serve como Papel de Parede do Windows pegou fogo

Vamos começar por uma leve, porém estrangeira. As notícias falsas aproveitam argumentos verdadeiros para conquistar o leitor. É a história de que “toda mentira tem um fundo de verdade”.

ronnybas / Shutterstock.com

Quem já abriu a “Área de Trabalho do Windows”, sabe bem que imagem essa. Depois dos incêndios na Califórnia, viralizou a informação de que o cenário teria incendiado também. Mas, a queimada aconteceu há mais de 6 km do local.

Ver imagem no Twitter

2. William Bonner com dor de cotovelo

Vários sites veícularam a informação de que o jornalista do Jornal Nacional, William Bonner, havia postado uma indireta para Fátima Bernardes, após vazarem notícias do namorado da ex-esposa.

A mensagem que se lia “ninguém é o mesmo de um ano atrás, se for, tá com defeito” foi publicada pelo dono da conta do Instagram @wbonnerreal, que rendeu muitos comentários depreciativos ao jornalista.

Acontece que a conta, já excluída, era falsa. O perfil real de William Bonner é @realwbonner, que possui o selo azul da autenticação. Perfil este que nem sequer mencionou qualquer atividade.

3. Chaves filho de seu madruga

Essa informação, até os grandes portais compartilharam. A falsa notícia dizia que um ex-diretor revelava a existência de dois capítulos da série “El Chavo del Ocho” – ou mais conhecido por nós como “Chaves” – em que Seu Madruga revelaria ser pai do órfão.

Na verdade, se tratava de uma “fake news” requentada de 2015. A entrevista com o tal diretor, nunca aconteceu e ele nem participou do processo criativo de Roberto Gomez Bolaños.

© 1972–1979 El Chavo del Ocho / Televisa S.A. de C.V

4. Morte de Paloma Duarte

“Bom dia pra você que acordou morta”, disse a mais recente celebridade “assassinada” pelas notícias falsas. Paloma Duarte foi a bola da vez, depois das “fake news” vitimarem Renato Aragão, Pelé, Maitê Proença e tantas outras personalidades.

 

Bem humorada, a atriz desmentiu a informação, mostrando que ainda estava viva e agradeceu o carinho dos seguidores de seu fã clube, que acreditaram no boato e mandaram seus sentimentos.

Impressionante como as mentiras ainda se alastram. E por esse motivo, é sempre bom redobrar a atenção e desconfiar quando a manchete for impressionante demais.

Compartilhe a matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *