0

Se você perceber isso na sua pele, pode ser um sinal de câncer. 8 sinais corporais que devem te alertar seriamente.

O câncer, em todas as suas variações, é uma praga devastadora. Em 2016, foram estimados mais de 596 mil casos da doença no Brasil. Se algumas formas de câncer não apresentam nenhum sintoma visível, alguns sinais, no entanto, devem te alertar. Aqui estão 8 situações que não devem ser ignoradas caso apareçam. Quanto mais cedo a doença for detectada, mais rapidamente o câncer pode ser tratado.

1. Você tem feridas e lesões frequentes

As feridas e lesões mais frequentes podem indicar vários tipos de câncer, como câncer de boca, de pele ou nos órgãos genitais. Além disso, algumas feridas na pele podem levar a tipos específicos de câncer. As pessoas que sofrem de psoríase têm mais tendência a ter um câncer raro do que o resto da população.

2. Suas fezes estão com um aspecto diferente; você sente dor ao urinar

Se você sofre com diarreias frequentes ou graves problemas intestinais, isso pode ser uma indicação de câncer no trato digestivo. Se você sente dor ou queimação ao urinar, isso pode ser sinal de câncer na próstata ou na bexiga.

3. Uma pinta, ou alteração nas suas sardas

Isso deve ser levado muito a sério. Pintas e sinais que crescem (em largura, ou ficam mais espessos) e que são dolorosos, são sinais graves e que não devem ser negligenciados. Vá imediatamente ao dermatologista para removê-los e cuidar para não haver infecções.

4. Você nota sangramentos incomuns

Se aparecer sangue em sua urina ou fezes, ou quando você tosse, procure um médico o mais rápido possível.

5. Você sofre de dores de estômago ou de disfagia

Os problemas digestivos podem não ser graves, exceto quando vêm acompanhados de dores de estômago e disfagia (dificuldade para engolir). Nesses casos, você pode estar com câncer no trato gastrointestinal.

6. Surgimento de caroço

Se você notar um caroço em seu seio, pode ser câncer de mama, particularmente se aparecem outros sinais, como pele vermelha ou secreção nos mamilos. É preciso lembrar no Brasil, é indicado que mulheres a partir dos 40 anos (devido ao índice de câncer de mama nessa idade no país) devem fazer mamografia a cada 2 anos (a frequência pode variar de acordo com a indicação médica em cada caso). Antes dessa idade, faça o autoexame (toque) em casa, ou em uma consulta com a ginecologista a cada ano, além de exame de ultrassom.

7. Gânglios inchados

Estar com os gânglios inchados é uma reação de defesa do metabolismo. Quando isso vem acompanhado de tosse persistente, você deve procurar um médico, já que pode indicar câncer no pulmão, no sistema respiratório ou na garganta.

8. Fadiga crônica, desmaios e perda de peso      

Fique atento o seu estado físico geral para identificar algum tipo de enfraquecimento no sistema imunológico. Se você se sente exausto sem nenhum motivo em particular, se você tem desmaios frequentes, ou se você tem perdido peso sem ter feito nenhuma mudança na alimentação, você deve procurar um médico. Por si só, esses não são sintomas de câncer, mas são problemas que devem ser investigados em sua saúde. É melhor prevenir do que remediar.

Prestar atenção no seu corpo é essencial para a saúde, e para identificar com antecedência a possibilidade de câncer. Não se esqueça de fazer consultas e exames de rotina regularmente, e converse com o seu médico se você tiver alguma dúvida com relação a algum novo sintoma.

Fonte: cuide-se

Compartilhe a matéria:

Imagem e mensagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *