0

Bebê nasce grávida de gêmeos? Notícia impressiona o mundo !!

Notícia afirma que uma recém-nascida havia sido submetida a um cirurgia para a retirada de dois fetos de sua barriga! Será que isso é verdade?

O fato foi noticiado em diversos sites e blogs, além de ser compartilhado inúmeras vezes nas redes sociais, no dia 10 de fevereiro de 2015. Segundo o artigo, uma bebezinha de apenas três semanas de vida havia passado por uma cirurgia para a retirada de dois pequenos fetos com aproximadamente dez semanas cada, que estavam sendo gestados dentro de sua pequena barriga.

O caso teria ocorrido em 2010, mas só em 2015 é que teria sido divulgado em uma revista científica de Hong Kong.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

 

Verdade ou farsa?

Essa notícia se parece muito com uma história falsa publicada em 2014 no site humorístico Empire News, mas só que dessa vez o fato é real!

De acordo com o jornal médico Hong Kong Medical, os médicos do Queen Elizabeth Hospital, em Hong Kong, acreditavam inicialmente que o bebê havia nascido com dois tumores, mas acabaram descobrindo que os fetos tinham pernas, braços, espinha dorsal, costelas e intestinos e que pesavam 9 e 14 gramas.

Fetus in fetu

É óbvio que o pequeno bebê não engravidou! O que houve com a criança é um caso muito raro chamado fetus in fetu ou Gêmeo Parasita, onde um dos fetos não consegue se formar direito e acaba sendo absorvido pelo irmão, geralmente se alojando no abdômen.

Casos como esse ocorrem em apenas 1 a cada 500 mil nascimentos e o gêmeo parasita é deve ser removido cirurgicamente. A dupla de gêmeos parasitas é ainda mais raro de acontecer e existem apenas 200 registros desse tipo de gestação na literatura médica até hoje!

Casos semelhantes

A mídia sempre publica manchetes de casos iguais ao dessa menina como se ela estivesse engravidado, mas sabemos que isso é apenas para conquistar audiência. Em 2009, publicamos a respeito da pequena Keng Mengru, uma chinesa de 3 anos que tinha um gêmeo parasita alojado na sua barriga. Na época, os jornais noticiavam: “Menina de apenas 1 ano de idade está grávida!”.

Keng Mengru foi operada, na época, e hoje vive uma vida normal.

Conclusão

A bebezinha não nasceu grávida! Ela tinha uma condição rara chamada fetus in fetu, passou por uma cirurgia para a retirada dos gêmeos parasitas em 2010, na China, e seu caso entrou para a literatura médica.      

É Notícia

Deixe uma resposta