0

Estes 15 alimentos limpam naturalmente as suas artérias e te protegem de ter um infarto. Coma bem e viva mais!

Problemas cardíacos é uma das principais causas de morte em muitos países. Um grande fator de risco, tanto para infarto como para AVC, são as artérias entupidas, que podem interromper o fluxo sanguíneo do seu corpo. Stress, falta de movimento, e especialmente má alimentação contribuem para aumentar as taxas de infarto. Fazer algumas pequenas mudanças na sua dieta pode diminuir este risco drasticamente. Aqui estão alguns alimentos que bebidas que são conhecidos por manterem suas artérias livres de entupimento:

Salmão

O salmão é considerado umas das comidas mais benéficas para o coração. O motivo é a alta quantidade de ácidos graxos encontrados nesse peixe. Eles ajudam a diminuir e prevenir o aumento do colesterol, nível de triglicerídeo e inflamações. Outras opções de peixes saudáveis são: atum, arenque e cavala. Claro, o ideal é comprar o peixe fresco, se possível.

Suco de laranja

Suco de laranja integral é rico em antioxidantes que ajudam na saúde dos vasos sanguíneos. Ele também é conhecido por diminuir a pressão sanguínea. Dois copos de suco fresco todo dia são suficientes para cobrir o valor diário de vitamina C recomendado e proporcionar vitaminas e minerais suficientes para impactar sua saúde positivamente.

Café

Sim! Existe finalmente uma razão saudável para tomar uma xícara de café pela manhã. Estudos mostram que tomar 2-4 xícaras de café durante o dia pode reduzir o risco de infarto em até 20%. Mas lembre-se de que o café também pode ter efeitos negativos para o estômago, e o excesso de cafeína também não é muito saudável para você.

Oleaginosas

As oleaginosas (vegetais que possuem óleos e gorduras, como as nozes, as amêndoas, as castanhas, etc.) são há muito tempo conhecidas pela sua abundância em gordura saudável. Isso inclui ômega 3 e gorduras insaturadas. Elas não são boas apenas para manter o seu nível de colesterol equilibrado, mas também beneficiam a suas articulações e a sua memória. As nozes e amêndoas, em particular, tem altos níveis deste tipo de gordura. Comer um punhado delas todo dia pode fazer toda diferença na sua saúde.

Caqui

Rico em fibra e esteróis saudáveis, o caqui pode ajudar a diminuir o nível do colesterol. A chamada “fruta divina” é uma doce e saborosa adição em saladas e cereais.

Cúrcuma

A cúrcuma contém alto nível de curcumina, que tem muitos atributos positivos. O tempero ajuda a prevenir o armazenamento exagerado de gordura e diminui a inflamação dos tecidos. A cúrcuma é uma saborosa adição a muitos pratos e também dá um chá delicioso.

Chá verde

O chá verde é bem conhecido pelo seu efeito energético e calmante simultaneamente. Uma razão para isso é catequina contida nas folhas da planta. Este antioxidante diminui a absorção de colesterol e ajuda o metabolismo. 1-2 xícaras de chá por dia é suficiente para proporcionar o máximo de benefícios.

Melancia

A rainha das frutas de verão, além de ser refrescante, também alarga os vasos sanguíneos, promovendo a produção de óxido nítrico. Um pedaço da fruta ocasionalmente pode fazer maravilhas!

Grãos integrais

A farinha integral é um outro jeito de prevenir o colesterol alto. Ela tem muita fibra, que se junta ao colesterol, evitando que ele se acumule nas artérias. Alimentos com muitos grãos integrais evitam que o colesterol se acumule e ajudam a quebrar o que já está armazenado. Bons grãos integrais são: aveia, arroz integral e linhaça.

Queijo

O queijo nem sempre tem a melhor reputação em se tratando de colesterol, mas se não for consumido em excesso, ele pode realmente ajudar a abaixar a pressão e o nível de colesterol.

Alga marinha

A lista de substâncias saudáveis na alga marinha é impressionante: ela é rica em numerosos minerais, vitaminas, proteínas, antioxidantes e carotenoides. Seu consumo regular pode ajudar a regular a pressão sanguínea e aumentar os vasos, ambos bons para a circulação. Pessoas que comem algas regularmente podem diminuir seu colesterol em até 15%.

Cranberries (Arando ou Oxicoco no Brasil)

São uma grande fonte de potássio. Se você beber o suco dessa fruta regularmente, você aumenta o nível do seu colesterol bom e diminui o colesterol ruim. Consumir 2 copos por dia pode diminuir o risco de infarto em até 40%.

Canela

A canela não é só deliciosa no chá ou em doces, ela também é uma ferramenta importante para combater o alto colesterol, evitando o acúmulo nas artérias. Apenas 1 colher de chá por dia já pode ter um efeito notável.

Romã

Romãs são ricas em fitoquímicos, que promovem naturalmente a produção de óxido nítrico, que é bom para a circulação. Essa fruta exótica também vai bem na salada, e seu suco é uma outra opção saudável.

Espinafre

Ele não é bom apenas para os músculos do Popeye. O espinafre ajuda a limpar as artérias e a diminuir a pressão sanguínea. Mesmo que o mito de que o espinafre tenha muito ferro tenha sido derrubado, ele ainda é conhecido por ser rico em potássio e ácido fólico. Essas duas substâncias diminuem o risco de infarto e ajudam os tecidos musculares.

Compartilhe a matéria:

Imagem e mensagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *