0

Essa Criança Foi Envenenada Por Uma Planta Que Muitos De Nós Temos Em Casa – Veja a matéria

Todos nós amamos o cheiro das plantas, e também a forma como elas dão vida à nossa casa. Muitas delas podem até ter enormes benefícios para além da aparência: desde purificar o ar até trazer energia positiva. No entanto, existem algumas que podem ser muito perigosas para o ser humano.

Um exemplo disso é a planta Dieffenbachia, mais conhecida como “Comigo ninguém pode”. As suas folhas são muito vistosas, e várias pessoas gostam dela por causa disso. O que quase ninguém sabe é que a planta pode ser fatal para as crianças!

As células da Dieffenbachia possuem cristais de oxalato de cálcio em forma de agulha, também chamados de ráfides. Eles contêm enzimas proteolíticas que aumentam a produção da histamina, uma das maiores razões para a toxicidade, de acordo com os cientistas.

Por isso, se seu filhos levarem uma folha da “Comigo ninguém pode” à boca, poderão ter uma sensação de ardor temporário e vermelhidão. Um dos casos de envenenamento documentado foi o de um garoto de cinco anos. Ele começou a sentir fortes dores de estômago depois de mastigar uma folha dessa planta em casa, numa de suas brincadeiras.

Sua mãe não deu muita atenção, pensando que era uma dor de estômago regular. No entanto, essa dor foi se tornando cada vez mais forte. Quando seu progenitores levaram a criança para o hospital, os médicos descobriram que ela havia sofrido um envenenamento severo.

O menino recebeu tratamento por mais de 3 horas. Ele sofreu de um choque anafilático, e quando isso acontece devemos ir imediatamente para o hospital, levar uma injeção de epinefrina. Se isso não for tratado logo, pode levar causar desmaios e até mesmo a morte! Felizmente, os pais desse garoto chegaram a tempo, e ele conseguiu sobreviver.

A Dieffenbachia pode causar sintomas muito desagradáveis em crianças e animais. Entre eles a dormência, irritação oral, salivação excessiva e inchaço. Na grande parte dos casos, os sintomas são ligeiros e passam com analgésicos e anti-histamínicos.

No entanto, os pais precisam estar atentos e agir rápido. Em casos mais graves, os médicos podem fazer uma lavagem estomacal. Dos pacientes expostos a plantas tóxicas, 70% são crianças com menos de 5 anos.

Compartilhe esta mensagem com todos os pais que conhece, para que eles possam estar alerta para os sintomas de envenenamento por “Comigo ninguém pode”!

 

Imagem e mensagem

Deixe uma resposta